sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ROOT - VEJA OS PRÓS E CONTRAS AO ENRAIZAMENTO

Fala fenômenos, postagem especial sobre o root (tradução raiz) ou podemos chamar "Enraizamento" vou falar um pouco sobre este temido processo usado nos aparelhos Androide para alguns é algo temido, sinal de medo de perder o aparelho, ou perder a garantia, para outros o root significa simplesmente liberdade.

Quando comprei meu primeiro Smartphone sempre me questionei sobre poder ter alguns privilégios e usar algumas funções “extras” como excluir aplicativos nativos que vem instalados na ROM (memória do aparelho), acessar pastas e subpastas e mover para o cartão de memória alguns aplicativos, estes foram as minhas curiosidades que percebi que não eram possíveis em um Smartphone Android comum.
Decidir então pesquisar no Google como conseguir tais funções “extras” e sempre esbarrava no root, tentei outras pesquisas e sempre caia no root, tentei fugir dele, mas não tinha outra forma de obter os privilégios acima citados sem fazer o tal do root. Pesquisei bastante sobre fazer ou não o root e resolvi fazê-lo, executei com o Kingo Root pelo notebook e o Smartphone conectado no notebook, muito fácil sem nenhum problema feito com sucesso, dai então fiz todos os procedimentos que eu tanto queria e não podia anteriormente, posso dizer que o root é liberdade ou mesmo voar, quem tem root está um nível acima dos demais usuários deSmartphones com Android.

Abaixo vou passar para vocês os prós e contras de fazer e usar o root, espero que após ler esta postagem você que está com dúvidas decida se sim ou não para o root.










PORQUE FAZERROOT?

O fabricante do aparelho modifica o sistema operacional, customizando o mesmo e bloqueando algumas funções mais críticas, estes vários recursos são desativados para proteger o aparelho de mal-uso do cliente. O root surge justamente para desbloqueio e acabar com as limitações permitir acesso full (completo) a todo o aparelho. Assim que “rooteado” temos total controle sobre as configurações, recursos e desempenho do Smartphone Android, resumindo o root é ter acesso a raiz do Android e ter a capacidade de fazer quaisquer modificações.

Após o root, você terá um aplicativo “superusuário” (superSU) este é o administrador do telefone enraizado, isto permite-lhe controlar quais aplicativos têm acesso ao sistema de root ele irá permitir ou negar o acesso total as pastas aos aplicativos que também são “superusuário” (superSU), estes aplicativos são executados somente em um Android com root.









PRÓS PARA O ROOT

Remover aplicativos nativos que vem instalados na ROM do aparelho como (Chrome, YouTube, Hangout, Gmail, Maps e outros), além dos aplicativos do fabricante do aparelho, todos estes citados muitas vezes apenas consomem memória (espaço) apenas.

Instalar e usar aplicativos que apenas funcionam com root como: Titanium Backup, Lucker Patcher, Link2SD entre outros.

Com root você consegue transformar os aplicativos com funções básicas em aplicativos pró ou premium, ou seja, você tem um aplicativo free, mas com o rooteles são pró ou premium, graça a alguns aplicativos, outra grande função é remover os anúncios (propagandas, publicidade) dos aplicativos.

Tendo root você pode criar mods.(versão modificada) dos aplicativos, com o root você consegue ter dois, três ou quantas vezes você queira ter o mesmo aplicativo instalado com diferentes perfis no mesmo aparelho, (dois mcent’s, trêsPsiphon’s, dois Facebook.....)
Modificar a ROM, você pode ter instalado no seu Smartphone ROMScustomizadas, mais potentes, e com melhor desempenho.

Outra grande vantagem do root é compartilhar a internet do aparelho tanto pelo cabo como via Wi-Fi, tanta internet da operadora como a internet da Virtual Private Network (VPN).

Podemos congelar determinado aplicativo, desta forma o mesmo não consome bateria e nem consome a banda de internet em segundo plano, podemos fazer cópias de seguranças dentre outras inúmeras funções.


CONTRA O ROOT

Muitos falam em perder a garantia de fábrica, mas conheço pessoas que tinham root teve problemas no aparelho em determinado momento, colocou na garantia e não foi observado nenhum impercílio.

Vírus, todos aparelhos podem ter vírus, mas os aparelhos com root ficam mais susceptíveis aos estragos causados por vírus, pois com o aparelho “rooteado”, o vírus pode assumir poderes de administrador do aparelho e poder mudar desenho de senhas e até mesmo “matar” seu aparelho a depender do tipo vírus.

Atualização do aparelho com root, não é possível diretamente pelo Android(OTA), o sistema detecta automaticamente o root e não faz à atualização, neste caso você terá que fazer pelo computador usando o (Mobile Support Tools) (suporte do fabricante) fabricante do seu aparelho.

Outra possibilidade e você errar ao fazer seu root e “brickar” o seu aparelho (loop infinito) (aconselho fazer o root sem chip de operadora, sem cartão de memória e com bateria carregada e se for pelo computador não mexer em nada para não desconectar o cabo).


FIZ O ROOT E NÃO GOSTEI E AGORA?

root é algo reversível, esta função chama-se unroot, ao executar esta função seu aparelho volta ao normal perdendo os privilégios do root.

mCent é um aplicativo que você instala no seu celular e ao entrar nele você cadastra seu número de celular e todos os dias você recebe R$ 0,10 (dez centavos) só por ter instalado o mCent no seu celular e o melhor de tudo é que o mCent te dar a oportunidade de instalar aplicativos para você testar, tem aplicativos que só basta instalar abrir e você já ganha um dinheiro tem outros que você usa todos os dias, tem também alguns que tem que ficar instalado por sete dias, depois disto você fatura sua recompensa, o bom de tudo é que são aplicativos que usamos todos os dias sem ganhar nada, indico o mCent, pois eu uso e faço todas atividades diárias e venho sendo agraciado com uns dinheiros para recarregar meu celular.

Então não fica ai parado clica no link do mCent, ele já vai direto ao Playstore baixa e começa a ganhar seu dinheiro para recarregar e acessar a internet grátis.

Gente quem quiser colocar meu código.

Nenhum comentário:

Postar um comentário